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Perguntas e respostas

Teste de velocidade

O que é o software de medição de qualidade de conexão da banda larga fixa?

O software de medição da qualidade de banda larga fixa permite que o usuário verifique os parâmetros de sua conexão ao serviço, como as velocidades de download e upload, a latência, o jitter e a perda de pacotes.

O software de medição disponível gratuitamente, no site da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), não requer nenhum hardware ou equipamento especial para ser utilizado e funciona a partir do acesso à página www.brasilbandalarga.com.br .

Quem é o público alvo deste teste?

O público alvo é todo o usuário de serviço de banda larga, no Brasil, interessado em avaliar a qualidade de sua conexão.

Como funciona o teste de conexão?

O teste de conexão realizado pelo software da EAQ faz o download de dados a partir de um ou mais servidores e mede o quão rápido os dados foram recebidos. Uma abordagem semelhante é usada para medir a velocidade de upload no que se refere ao envio de dados. Além disso, o teste mede latência, perda de pacotes e jitter.

O teste precisa de aproximadamente dois minutos para ser executado e é realizado acessando servidores instalados no Brasil.

Quais fatores externos podem influenciar os resultados do teste?

Para garantir resultados mais precisos é necessário considerar algumas questões:

  • Enquanto o teste estiver em execução, o usuário não deve usar o computador para outras funções, especialmente aplicações que precisam do acesso à internet. Estas aplicações conflitam com o teste e podem gerar um resultado impreciso;
  • Outros aparelhos que utilizem a mesma conexão de internet simultaneamente na rede também podem afetar os resultados;
  • A conexão via cabo de rede entre o computador e o modem é a ideal no momento desta medição;
  • O teste poderá fornecer resultados diversos em dias e horários diferentes. Para melhor compreensão dos resultados, é importante que os testes sejam executados várias vezes em dias e horários alternados e verifique-se a média.
Interpretação dos resultados

A medição mais simples que os usuários receberão é a velocidade de download da própria conexão de banda larga. Este resultado ou a média é fornecido em Megabit por segundo (Mbps) e pode ser facilmente comparado com a velocidade de download contratada.

A medição de upload também é apresentada em Mbps. Latência e jitter são medidos em milissegundos (ms) e a perda de pacotes é apresentada em porcentagem. (Veja o significado dos termos clicando aqui, no Glossário )

O que deve estar instalado no computador para realizar o teste de conexão de banda larga?

O teste requer que o usuário tenha as seguintes ferramentas e funcionalidades habilitadas em seu computador:

  • Um navegador Web (Internet Explorer 8 ou superior, Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox ou Safari)
  • Linguagem de programação Javascript ativado no navegador (Google Chrome e Edge não rodam Java)
  • Cookies ativados no navegador
Posso comparar os resultados dos testes anteriores com os resultados atuais?

Sim. O software de medição, para banda larga fixa, armazena os resultados de testes anteriores para possibilitar ao usuário o acompanhamento ao longo do tempo. Além disso, o usuário pode salvar os resultados em uma planilha do próprio computador.

Importante observar que, se durante o período de medição o usuário solicitar qualquer alteração nas características do serviço junto à operadora/prestadora, como o aumento ou redução de sua velocidade de conexão por exemplo, os resultados dos indicadores apresentados poderão ser influenciados.

Note ainda que o recurso de armazenamento de históricos depende de cookies habilitados. Caso o usuário limpe os cookies, os resultados anteriormente armazenados serão perdidos.

Quais são as unidades de medida dos parâmetros da conexão de banda larga?

A medição de qualidade de conexão de banda larga é representada pelos seguintes parâmetros:

  • Velocidades de download e upload, medidas em Mbps (megabits por segundo / 1 Mbps = 1.000 Kbps),
  • Latência e jitter, medidos em milissegundos,
  • Perda de pacotes, medida em porcentagem.
O que é a velocidade de download?

É a velocidade do recebimento de dados (exemplo: arquivo, vídeo, streaming, etc.) de um computador ou servidor a partir de outra máquina por meio da internet.

O que é a velocidade de upload?

É a velocidade do envio de dados (exemplo: arquivo, vídeo, streaming, etc.) de um computador ou servidor a partir de uma máquina para outra por meio da internet.

O que é perda de pacotes?

A perda de pacotes ocorre quando um conteúdo digital, que trafega em rede, não chega ao seu destino. Essa situação pode acontecer por falha de hardware ou por baixa qualidade da conexão. A perda de pacotes aumenta à medida que o tráfego de dados aumenta na rede.

O que é latência e como é medida?

Latência é o tempo para que um sinal (bit) ou pacote de informações chegue ao seu destino a partir de um computador.

O que é jitter?

Jitter é a variação do tempo de chegada dos pacotes de dados. Essa variação ocorre em consequência do volume de tráfego na rede.

Quais informações são coletadas para a realização do teste de conexão?

O teste de conexão não requer dados pessoais do usuário. No entanto, o teste utilizará as informações do seu computador para classificar e avaliar as informações dos dados:

  • O endereço de IP, que identificará a prestadora de banda larga.
  • O sistema operacional do computador do usuário
  • A ocupação do computador com processamento no momento do teste
  • A ocupação das interfaces de rede no momento do teste
Quais são as informações que serão apresentadas pelo teste de conexão?

Os resultados apresentados ao usuário, após a conclusão do teste, são:

  • Data e hora da medição:
  • Localização da medição;
  • Velocidade de download;
  • Velocidade de upload;
  • Latência;
  • Perda de pacotes;
  • Jitter;
  • Histórico dos resultados; e
  • Média dos resultados com base no histórico.
Os meus dados serão utilizados para outros fins?

Não. Os dados dos usuários são utilizados exclusivamente para classificar os resultados e apresentá-los. Os dados coletados a partir do seu computador (endereço IP, sistema operacional) são necessários para medir a conexão.

O uso desse teste de conexão é seguro?

Sim. Este é um teste de medição de qualidade de conexão de banda larga seguro. Realiza downloads e uploads aleatoriamente e os dados transferidos não ficam armazenados no computador do usuário.

Para que será usado o resultado do teste de conexão?

Os resultados da medição podem ser utilizados pelo usuário para acompanhamento e controle da qualidade de sua conexão banda larga.

Os resultados de desempenho são informados à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e servem para avaliar o cumprimento das metas de qualidade do serviço de banda larga entregue pelos fornecedores (prestadoras/operadoras) aos usuários no Brasil.

Eu pago algum valor para fazer o teste de conexão?

Não. A utilização do software de medição é gratuita. Quanto à conexão, contudo, se o usuário fizer o teste da EAQ com um acesso móvel (modem externo USB 3G ou 4G), provavelmente será tarifado em conformidade com o plano comercial do dispositivo que utiliza.

Como o software de medição é financiado?

Conforme previsto no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM), aprovado pela Resolução Anatel n. º 574, de 28 de outubro de 2011, as operadoras devem oferecer a seus usuários, gratuitamente, software de medição de qualidade de conexão.

Por que estou obtendo resultados diferentes de velocidade dependendo do dispositivo (PC, laptop, tablet)?

Certifique-se de que os testes não se sobrepõem uns aos outros, pois cada teste precisa de toda capacidade da banda larga disponível. Além disso, certifique-se de que esteja conectado diretamente via um cabo de rede e que nenhum outro dispositivo seja acessado enquanto o teste é realizado.

Diferenças de hardware entre os dispositivos podem impactar nos resultados obtidos nos testes de conexão.

Por que o teste de conexão não funciona?

A configuração do seu firewall ou software antivírus pode impactar no funcionamento adequado do teste de conexão. Além disso, verifique se seu computador atende aos seguintes requisitos:

  • Navegador Web atualizado (Internet Explorer 8 ou superior, Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox ou Safari)
  • Linguagem Javascript ativada no seu navegador
  • Cookies ativados em seu navegador web
Por que não está salvando meu histórico?

Verifique se o seu computador atende aos seguintes requisitos:

  • Navegador Web atualizado (Internet Explorer 8 ou superior, Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox ou Safari)
  • Linguagem Javascript ativada no seu navegador
  • Cookies ativados em seu navegador web

Campanha Voluntários

O que é um aparelho multicoletor?

É um dispostivo de hardware que se conecta ao seu roteador do computador. Executa testes, os quais medem o desempenho da conexão de banda larga.

Do que se trata o Programa de Voluntários para a Aferição da Qualidade de Banda Larga?

É um programa para o qual são recrutados voluntários assinantes titulares de serviços de banda larga no Brasil. Esse recrutamento dá-se por meio de sorteio, conforme demanda das operadoras. Os interessados em testar o desempenho de sua própria conexão à internet banda larga e colaborar com o desenvolvimento do fornecimento deste serviço no País, já devem ter manifestado este desejo mediante inscrição neste site ao preencher o formulário a partir deste link .

Quantos voluntários serão recrutados?

Ao longo do projeto poderão ser recrutados milhares de voluntários para testarem o desempenho de sua conexão de internet de banda larga.

Qual será a duração do projeto?

O projeto não tem um tempo determinado para ser concluído.

Quais testes o aparelho multicoletor executa?

Atualmente, executa os seguintes testes:

  • Velocidade de download
  • Velocidade de upload
  • Latência
  • Perda de pacotes
  • Jitter (variação na Latência)
Como o aparelho multicoletor conecta-se à rede do usuário?

O aparelho multicoletor deve ser instalado entre o roteador e o computador. Quaisquer dispositivos instalados via cabo Ethernet ao roteador deverão ser desconectados e conectados ao aparelho multicoletor. Isto vai assegurar que o multicoletor estará alerta sempre que a rede estiver em uso e somente executará os testes no momento em que o acesso à internet estiver completamente disponível.

Quais dados a EAQ coleta sobre os voluntários?

A EAQ solicita somente o nome, endereço e e-mail do titular da conexão fixa com o objetivo de enviar-lhe o aparelho multicoletor e definir um usuário para o acesso aos sistemas de relatórios. Essa informação será utilizada para os propósitos do programa exclusivamente e não será compartilhada.

A EAQ pode visualizar as páginas na internet acessadas pelo voluntário?

Não. Qualquer dado de navegação pessoal que passe pelo dispositivo não é coletado.

O aparelho multicoletor permite acesso à rede dos voluntários?

Não. Só a Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) pode acessar o aparelho multicoletor para gerenciar a configuração. Esta prática não dá acesso à rede do voluntário (computadores e dados pessoais).