FAQ

Aqui a ESAQ esclarece suas dúvidas.

O público alvo é todo o usuário de serviço de banda larga, no Brasil, interessado em avaliar a qualidade de sua conexão.
O teste de conexão realizado pelo software da ESAQ faz o download de dados a partir de um ou mais servidores e mede o quão rápido os dados foram recebidos. Uma abordagem semelhante é usada para medir a velocidade de upload no que se refere ao envio de dados. Além disso, o teste mede latência, perda de pacotes e jitter.
A medição mais simples que os usuários receberão é a velocidade de download da própria conexão de banda larga. Este resultado ou a média é fornecido em Megabit por segundo (Mbps) e pode ser facilmente comparado com a velocidade de download contratada.A medição de upload também é apresentada em Mbps. Latência e jitter são medidos em milissegundos (ms) e a perda de pacotes é apresentada em porcentagem. (Veja o significado dos termos clicando aqui, no Glossário).
A medição de qualidade de conexão de banda larga é representada pelos seguintes parâmetros:
  1. Velocidades de download e upload, medidas em Mbps (megabits por segundo / 1 Mbps = 1.000 Kbps);
  2. Latência e jitter, medidos em milissegundos;
  3. Perda de pacotes, medida em porcentagem.
É a velocidade do recebimento de dados (exemplo: arquivo, vídeo, streaming, etc.) a partir de um dispositivo por meio da internet.
É a velocidade do envio de dados (exemplo: arquivo, vídeo, streaming, etc.) a partir de um dispositivo por meio da internet.
A perda de pacotes ocorre quando um conteúdo digital, que trafega em rede, não chega ao seu destino. Essa situação pode acontecer por falha de hardware ou por baixa qualidade da conexão. A perda de pacotes aumenta à medida que o tráfego de dados aumenta na rede.
Latência é o tempo para que um sinal (bit) ou pacote de informações chegue ao seu destino a partir de um dispositivo.
Jitter é a variação do tempo de chegada dos pacotes de dados. Essa variação ocorre em consequência do volume de tráfego na rede.
O teste de conexão não requer dados pessoais do usuário. No entanto, o teste utilizará as informações do seu dispositivo para classificar e avaliar as informações dos dados:
  1. O endereço de IP, que identificará a prestadora de banda larga;
  2. O sistema operacional do dispositivo do usuário;
  3. A ocupação do dispositivo com processamento no momento do teste;
  4. A ocupação das interfaces de rede no momento do teste.
Os resultados apresentados ao usuário, após a conclusão do teste, são:
  1. Data e hora da medição;
  2. Localização da medição;
  3. Velocidade de download;
  4. Velocidade de upload;
  5. Latência;
  6. Perda de pacotes;
  7. Jitter;
  8. Histórico dos resultados;
  9. Média dos resultados com base no histórico.
Não. Os dados dos usuários são utilizados exclusivamente para classificar os resultados e apresentá-los. Os dados coletados a partir do seu dispositivo são necessários para medir a conexão.
Sim. Este é um teste de medição de qualidade de conexão de banda larga seguro. Realiza downloads e uploads aleatoriamente e os dados transferidos não ficam armazenados no dispositivo do usuário, e encontra-se conformidade com o Aviso de Privacidade e com a Política de Privacidade da ABR Telecom, sendo observada integralmente a legislação vigente sobre a proteção e privacidade de dados, sobretudo, mas não exclusivamente, a Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Os resultados da medição podem ser utilizados pelo usuário para acompanhamento e controle da qualidade de sua conexão banda larga.Os resultados de desempenho são informados à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e servem para avaliar o cumprimento das metas de qualidade do serviço de banda larga entregue pelos fornecedores (prestadoras/operadoras) aos usuários no Brasil.
Não. A utilização do software de medição é gratuita. Para os usuário que fizerem o teste com um dispositivo móvel, de uma (prestadora/operadora) participante do RQUAL não haverá tarifação.
Conforme previsto no Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações aprovado pela Resolução Anatel n. º 717, de dezembro de 2019, as operadoras/prestadora devem oferecer a seus usuários, gratuitamente, software de medição de qualidade de conexão.
Certifique-se de que os testes não se sobrepõem uns aos outros, pois cada teste precisa de toda capacidade da banda larga disponível. Além disso, para dispositivos que podem se utilizar de cabo, e importante que esteja conectado diretamente via um cabo de rede e que nenhum outro dispositivo seja acessado enquanto o teste é realizado.Diferenças de hardware entre os dispositivos podem impactar nos resultados obtidos nos testes de conexão.
Verifique se o seu computador atende aos seguintes requisitos:
  1. Navegador Web atualizado (Internet Explorer 8 ou superior, Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox ou Safari);
  2. Linguagem Javascript ativada no seu navegador;
  3. Cookies ativados em seu navegador web.
Ocorre quando a velocidade de Banda Larga contratada está sendo utilizada ao mesmo tempo que o teste é realizado, impactando na divisão da velocidade contratada. Isso leva ao aumento de latência e jitter, e à diminuição da velocidade de Download e Upload, o que não caracteriza o cenário ideal para a realização do teste. Nesse caso, a recomendação é que o teste seja feito sem que a Banda larga esteja sendo utilizada para outra finalidade.
Todas as prestadoras que constam na lista neste endereço https://ix.br/particip/sp podem ser aferidas no teste de medição.
Qualquer aplicativo em execução simultânea, no dispositivo, pode afetar a velocidade da banda larga. É sugerido fechar todos os aplicativos em execução antes de iniciar o teste.

BBL

O software de medição da qualidade de banda larga permite que o usuário verifique os parâmetros de sua conexão ao serviço, como as velocidades de download e upload, a latência, o jitter e a perda de pacotes.O software de medição disponível gratuitamente, no site da Entidade de Suporte à Aferição da Qualidade (ESAQ).
Para garantir resultados mais precisos é necessário considerar algumas questões:
  1. Enquanto o teste estiver em execução, o usuário não deve usar o computador para outras funções, especialmente aplicações que precisam do acesso à internet. Estas aplicações conflitam com o teste e podem gerar um resultado impreciso;
  2. Outros aparelhos que utilizem a mesma conexão de internet simultaneamente na rede também podem afetar os resultados;
  3. A conexão via cabo de rede entre o computador e o modem é a ideal no momento desta medição;
  4. O teste poderá fornecer resultados diversos em dias e horários diferentes. Para melhor compreensão dos resultados, é importante que os testes sejam executados várias vezes em dias e horários alternados e verifique-se a média.
O teste requer que o usuário tenha as seguintes ferramentas e funcionalidades habilitadas em seu computador:
  1. Um navegador Web (Internet Explorer 8 ou superior, Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox ou Safari);
  2. Linguagem de programação Javascript ativado no navegador (Google Chrome e Edge não rodam Java);
  3. Cookies ativados no navegador;
Sim. O software de medição, para banda larga, armazena os resultados de testes anteriores para possibilitar ao usuário o acompanhamento ao longo do tempo. Além disso, o usuário pode salvar os resultados em uma planilha do próprio computador.Importante observar que, se durante o período de medição o usuário solicitar qualquer alteração nas características do serviço junto à operadora/prestadora, como o aumento ou redução de sua velocidade de conexão por exemplo, os resultados dos indicadores apresentados poderão ser influenciados.Note ainda que o recurso de armazenamento de históricos depende de cookies habilitados. Caso o usuário limpe os cookies, os resultados anteriormente armazenados serão perdidos.
A configuração do seu firewall ou software antivírus pode impactar no funcionamento adequado do teste de conexão. Além disso, verifique se seu computador atende aos seguintes requisitos:
  1. Navegador Web atualizado (Internet Explorer 8 ou superior, Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox ou Safari);
  2. Linguagem Javascript ativada no seu navegador;
  3. Cookies ativados em seu navegador web;

APP

A solução de medição da qualidade de banda larga para dispositivos móvel permite que o usuário verifique os parâmetros de sua conexão ao serviço, como as velocidades de download e upload, a latência, o jitter e a perda de pacotes.A solução de medição para dispositivos móveis (smartphone, tablet, etc.) de sistema operacional iOS ou Android estão disponíveis, gratuitamente, também nas lojas virtuais de aplicativos (app stores). Atenção, não há como fazer o teste em computador por meio desses aplicativos, somente nos dispositivos móveis como smartphone e tablet.
Para instalar o aplicativo de realização do teste em dispositivos com sistema operacional Android:
  1. Acesse as lojas de aplicativos Android Market, Play Store ou Google Play.
  2. Na função "pesquisa", procure pelo aplicativo ESAQ da Entidade de Suporte à Aferição da Qualidade (ESAQ);
  3. Clique em "instalar", que é a opção de instalação do aplicativo;
  4. Verifique e aceite as permissões solicitadas e selecione "instalar";
  5. Aguarde pelo fim do download;
  6. Instalado o aplicativo, para realizar o teste efetivamente com esta ferramenta, feche todos os outros aplicativos do seu dispositivo (telefone ou tablete);
  7. Abra o aplicativo ESAQ, clique em "iniciar" e aguarde o resultado final, que vai aparecer na legenda abaixo do velocímetro.
Para instalar o aplicativo de realização do teste em dispositivos com sistema operacional iOS:
  1. Acesse a loja de aplicativo da Apple (Apple Store);
  2. Na função "pesquisa", procure pelo aplicativo ESAQ da Entidade de Suporte à Aferição da Qualidade (ESAQ);
  3. Clique em "obter", que é a opção de instalação do aplicativo;
  4. Verifique e aceite as permissões solicitadas e selecione "obter";
  5. Aguarde o fim do download;
  6. Instalado o aplicativo, para realizar o teste, feche todos os outros aplicativos do seu dispositivo
  7. Abra o aplicativo ESAQ, clique em "iniciar teste" e aguarde o resultado final, que vai aparecer na legenda abaixo do velocímetro;
Para o aplicativo Android é necessário que o usuário possua a versão 7.0 ou superior do sistema operacional Android.