Aqui a EAQ esclarece suas dúvidas

Perguntas e respostas
Teste de velocidade
O que é o software de medição de qualidade de conexão?

O software de medição de qualidade de conexão permite que o usuário verifique parâmetros de sua conexão de banda larga, como as velocidades de upload e download, a latência, a variação da latência (ou jitter) e a perda de pacotes.

O software de medição disponível gratuitamente na página da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) não requer nenhum hardware ou equipamento especial na casa do Assinante para ser utilizado e funciona simplesmente acessando a página www.brasilbandalarga.com.br.

Existem algumas dicas úteis aos usuários, para realizar os testes. Mais informações estão disponíveis na seção de Fale Conosco no site www.brasilbandalarga.com.br.

Quem é o público alvo?

O público alvo é qualquer usuário de serviço banda larga no Brasil interessado em avaliar a qualidade de sua conexão.

Como funciona?

O teste de conexão realizado pelo software faz o download de dados a partir de um ou mais servidores e mede o quão rápido os dados foram recebidos. Uma abordagem semelhante é usada para medir a velocidade de upload no que se refere ao envio de dados. Além disso, o teste também mede latência, perda de pacotes e jitter sobre UDP.

O teste leva aproximadamente dois minutos para ser executado e é realizado acessando servidores instalados no Brasil.

Como realizar o teste?
Os usuários podem realizar o teste ao acessar a página disponibilizada pela EAQ: www.brasilbandalarga.com.br
Quais fatores externos podem influenciar os resultados do teste?

Para garantir resultados mais precisos, é necessário considerar alguns fatores:

  1. Enquanto o teste estiver sendo executado, os usuários não devem usar o computador para outras funções, especialmente aplicações que usam o acesso à Internet, pois estas aplicações conflitam com o teste e podem gerar um resultado impreciso;
  2. Outros aparelhos usando a conexão à Internet simultaneamente na mesma casa também podem afetar os resultados;
  3. Evitar conexões através de uma rede sem fio, preferencialmente ligando o computador diretamente ao modem de banda larga através de um cabo de rede.
  4. O teste poderá fornecer resultados diferentes em dias e horários diferentes. Para melhor compreensão dos resultados, os usuários são incentivados a executar o teste várias vezes em dias e horários diferentes, verificando a média dos resultados.
Interpretação dos resultados

A medição mais simples que os usuários receberão é a velocidade de download de sua conexão de banda larga. Este resultado (ou a média* dos históricos dos resultados, medidos em ocasiões diferentes) pode ser facilmente comparado com a velocidade de download contratada.

*A média dos indicadores é calculada utilizando-se a formula de média aritmética do histórico das medições feitas até o momento. O cálculo da média pode levar a resultados não consistentes, caso as medições individuais tenham sido feitas em diferentes localizações, operadoras, ou/e plano contratado.

O que deve estar instalado no computador para realizar o teste de conexão de banda larga?

O teste requer que o usuário tenha as seguintes ferramentas e funcionalidades habilitadas em seu computador:

  1. Um navegador Web (Internet Explorer 8 ou superior, Google Chrome, Firefox ou Safari)
  2. Javascript ativado no seu navegador
  3. Cookies ativados em seu navegador
  4. Java instalado em seu dispositivo (acessar o site http://www.java.com/pt_BR/ para fazer o download, caso necessário)
O teste pode ser afetado por algo no meu computador ou na minha conexão de banda larga?
Qualquer programa em execução no computador pode afetar a velocidade da banda larga. É sugerido fechar temporariamente, se possível, todos os programas em execução antes de iniciar o teste. Caso outras pessoas no local estejam usando a conexão de banda larga, por meio de uma rede sem fio, por exemplo, os resultados também poderão ser afetados. Por isso é importante garantir que eles estejam desconectados enquanto o teste é executado. Se o usuário estiver conectado à Internet através de uma rede sem fio, isto poderá também afetar os resultados. Para obter os resultados mais precisos, é sugerido conectar o computador diretamente ao modem de banda larga ou roteador através de um cabo de rede e garantir que nenhuma outra pessoa ou programa esteja usando a Internet.
Posso comparar os resultados dos testes anteriores com os resultados atuais?

O software de medição armazena os resultados de testes anteriores para possibilitar ao usuário o acompanhamento das medições ao longo do tempo. Além disso, o usuário pode salvar os resultados em uma planilha localmente no computador.

Deve ser observado também que se durante o período de medição o usuário solicitar alguma alteração nas características do serviço junto à operadora, como o aumento ou redução de sua velocidade de conexão, os resultados dos indicadores apresentados poderão ser influenciados.

Note que este recurso depende de cookies habilitados. Se o usuário limpar os cookies, os resultados anteriormente armazenados serão perdidos.

Quais são as unidades de medida dos parâmetros da conexão de banda larga?
A medição de qualidade de conexão banda larga é representada pelos seguintes parâmetros: velocidades de download e upload, medidas em Mbps (megabits por segundo); latência e Jitter, medidos em milissegundos; e a perda de pacotes, que é medida em porcentagem.
O que é a velocidade de download?
É a velocidade de recebimento de dados (como um arquivo, vídeo, etc) de outro computador ou servidor para um computador local através da Internet. Usuários domésticos tendem a realizar mais downloads do que uploads.
O que é a velocidade de upload?
É a velocidade de envio de dados (como um arquivo, e-mail, foto, etc) de um computador em um local para um computador ou servidor em outro local, através da Internet. A velocidade de upload é geralmente muito menor do que a velocidade de download. A razão para isso é que as pessoas, ao acessar a Internet, geralmente fazem mais download do que upload.
O que é perda de pacotes?
Um pacote é uma unidade formatada de dados e é utilizado para transmitir as informações na Internet em formato de pequenas unidades gerenciáveis. A perda de pacotes ocorre quando um dos pacotes não chega ao seu destino. Isso pode ocorrer por falha de hardware ou baixa qualidade da conexão. A perda de pacotes pode aumentar, à medida que a quantidade de tráfego na rede aumenta.
O que é latência e como é medida?
É o tempo que leva para um pacote de informação deixar o computador original e chegar ao seu destino. Uma maneira de medir a latência de uma conexão é um teste de ping, em que é enviado um pacote a partir do computador original para ser retransmitido de volta pelo computador de destino. O tempo de ida e volta gasto pelo pacote, é então utilizado como medida da latência.
O que é jitter?
Jitter é a variação no tempo de chegada dos pacotes, causada por congestionamento na rede. Em outras palavras, o jitter representa a variação na latência.
Que informações são coletadas para a realização do teste de conexão?

O teste de conexão não requer dados pessoais do usuário. No entanto, o teste utilizará as informações do seu computador para classificar e avaliar as informações dos dados:

  1. O seu endereço de IP, que identificará a sua prestadora de banda larga
  2. O Sistema Operacional que você está usando no computador do usuário
  3. A ocupação do seu computador com processamento no momento do teste (tipo CPU/velocidade, percentual de uso de CPU, percentual de uso RAM, quantos processos estavam em execução)
  4. Como suas interfaces de rede estavam ocupadas no momento do teste
Quais são as informações que serão apresentadas pelo teste de conexão?

Os resultados apresentados ao usuário, após a conclusão do teste, são:

  1. Data e hora da medição;
  2. Localização da medição;
  3. Velocidade de download;
  4. Velocidade de upload;
  5. Latência;
  6. Perda de pacotes;
  7. Jitter;
  8. Histórico dos resultados; e
  9. Média dos resultados.
Os meus dados serão utilizados para outros fins?
Os dados são utilizados somente para classificar os resultados e apresentá-los para o usuário. Os dados coletados a partir do seu computador (endereço IP, sistema operacional, ocupação de CPU) são usados para medir a conexão. Se um teste for executado enquanto o computador estiver muito ocupado, ou em um computador muito antigo, os resultados podem ser excluídos de qualquer estudo posterior, pois podem ser considerados como não confiáveis.
O uso desse teste de conexão é seguro?
Sim, esse é um teste de medição de qualidade de conexão de banda larga muito seguro. Realiza downloads e uploads aleatoriamente, e os dados transferidos não são armazenados no computador do usuário.
Para que será usado o resultado do teste de conexão?
Os resultados da medição podem ser utilizados pelos usuários para acompanhamento e controle da qualidade de sua conexão banda larga.
Eu pago algum valor para fazer o teste de conexão?
Não, a utilização do software de medição é gratuita.
Como o software de medição é financiado?
Conforme previsto no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM), aprovado pela Resolução Anatel n.º 574, de 28 de outubro de 2011, as prestadoras devem oferecer a seus usuários, gratuitamente, software de medição de qualidade de conexão.
Por que estou obtendo resultados diferentes de velocidade usando diferentes dispositivos (PC, laptop, tablet)?

Certifique-se de que os testes não se sobrepõem uns aos outros, pois cada teste precisa de toda capacidade da banda larga disponível. Além disso, certifique-se de que esteja conectado diretamente via um cabo de rede e que nenhum outro dispositivo esteja sendo acessado enquanto o teste é realizado.

Diferenças de hardware entre os dispositivos podem impactar nos resultados obtidos nos testes de conexão.

Por que o teste de conexão não funciona?

O teste de conexão pode não funcionar adequadamente dependendo da configuração do seu firewall ou software antivírus.

Além disso, verifique se seu computador atende aos seguintes requisitos:

  1. Navegador Web atualizado (Internet Explorer 8 ou superior, Google Chrome, Firefox ou Safari)
  2. Javascript ativado no seu navegador
  3. Cookies ativados em seu navegador web
  4. Java instalado em seu dispositivo (acessar o site http://www.java.com/pt_BR/ para fazer o download, caso necessário)
Por que não está salvando meu histórico?

Verifique se o seu computador atende aos seguintes requisitos:

  1. Navegador Web atualizado (Internet Explorer 8 ou superior, Google Chrome, Firefox ou Safari)
  2. Javascript ativado no seu navegador
  3. Cookies ativados em seu navegador web
  4. Java instalado em seu dispositivo (acessar o site http://www.java.com/pt_BR/ para fazer o download, caso necessário)
Campanha Voluntários
O que é um Whitebox?

É um dispositivo de hardware que conecta-se ao seu roteador. Ele executa testes que medem o desempenho da banda larga. O Whitebox é de fácil instalação e não coleta qualquer dado além das informações de desempenho de sua banda larga.

Do que se trata o projeto?

Trata-se de um programa de aferição da qualidade de banda larga no Brasil para o qual serão recrutados voluntários assinantes de serviços de banda larga que estejam interessados em testar o desempenho da conexão à internet banda larga de seu provedor. Cada voluntário irá receber um Whitebox que executará testes de desempenho da conexão.

Quantos voluntários serão recrutados?

Ao longo do projeto poderão ser recrutados milhares de voluntários para testarem o desempenho de sua conexão de internet de banda larga.

Qual será a duração do projeto?
O projeto está previsto para durar cinco anos.
Quais testes o equipamento Whitebox executa?

O Whitebox atualmente executa os seguintes testes:

  1. Velocidade de download
  2. Velocidade de upload
  3. Latência
  4. Perda de pacotes
  5. Jitter (variação na Latência)
O que acontece com o Whitebox ao final do projeto?

Ao final do projeto você pode manter o Whitebox para seu uso pessoal. Caso queira sair do projeto antes do seu término, o voluntário deverá devolver o Whitebox.

Como o Whitebox se conecta à rede do usuário?

O Whitebox será instalado entre seu roteador e os computadores em rede. Quaisquer dispositivos conectados via cabo Ethernet ao seu roteador deverá ser conectado ao Whitebox ao invés do roteador. Isso irá assegurar que o dispositivo Whitebox estará alerta sempre quando a rede estiver sendo utilizada e somente executará os testes no momento em que o acesso a internet estiver completamente disponível. Ex: O teste não será realizado se você estiver realizando download de um arquivo.

É possível utilizar o Whitebox para conectar diretamente à internet?

Não. O dispositivo Whitebox não é um modem ou roteador de banda larga. Ele opera como uma ponte e conecta-se ao roteador existente.

Que dados a EAQ coleta sobre os voluntários?

EAQ solicitará somente o nome, endereço e e-mail com o objetivo de enviar-lhe o Whitebox e definir um usuário para que tenha acesso aos sistemas de relatórios da EAQ. Essa informação será utilizada somente para os propósitos do programa e não será compartilhada com qualquer parte que não esteja envolvida no projeto.

A EAQ pode visualizar as páginas na internet acessadas pelo voluntário?

Não coletamos quaisquer dados de navegação pessoal que passe pelo dispositivo.O Whitebox verifica o uso da banda para analisar se adia os testes – por exemplo, caso esteja efetuando o download de um arquivo grande – para prevenir quaisquer dados distorcidos de testes.

O Whitebox permite acesso à rede dos voluntários?

Não. Só a EAQ poderá acessar ao Whitebox para gerenciar sua configuração, mas não terá acesso a rede do voluntário (computadores e dados pessoais).

Quem fabrica o Whitebox?

O Whitebox é um roteador TP-Link que processa nosso firmware.

Funciona como uma ponte (bridge), o que significa que não fornece qualquer endereço IP e passará a fitar o tráfego de rede sem causar quaisquer conflitos ou requerer uma reconfiguração do endereçamento de sua rede.

A EAQ faz uso de algum software de licença pública, e essas fontes estão disponíveis?

O software incluso no Whitebox é protegido por direitos autorais, licenciado pela General Public License (GPL), em português Licença de Uso Público. É possível encontrar uma cópia do software na página http://www.gnu.org/licenses/gpl-2.0.html. Pedimos que imprima e mantenha consigo uma cópia da licença.

O software está sujeito aos direitos autorais de vários autores:

O software é fornecido sem qualquer garantia; sem mesmo a garantia implícita de COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO PARA UM PROPÓSITO PARTICULAR. Verifique no site http://www.gnu.org mais detalhes.

O código fonte do software do Whitebox, que é licenciado pela GPL, pode ser obtido no site: https://files.samknows.com/~gpl/. Acesse e faça o dowload.