Prezado usuário,
Os testes de todos os usuários realizados neste aplicativo são consolidados pela Entidade Aferidora da Qualidade e encaminhados à Anatel para fins de fiscalização.
Antes de apresentar o que significa cada medição realizada por este aplicativo, é importante informar que o desempenho real do usuário no uso de internet poderá diferir dos resultados dos testes realizados por diversos motivos, dentre eles:
- Horário de teste diferente do horário de uso (as redes são mais exigidas em horários de maior movimento);
- Origem do conteúdo buscado (o retorno de conteúdo não depende somente da rede da prestadora, mas também do desempenho do servidor onde o conteúdo está hospedado);
- Tipo de conteúdo (este aplicativo mede a qualidade de banda larga por meio de testes de download de pacotes de dados hospedados em servidor de uso real das prestadoras, com sistema de aferição homologado pelo CpQD e metodologia aprovada pela Anatel. É importante ressaltar que o uso de dados vai além do download de arquivos. No dia a dia são utilizadas também outras aplicações: como e-mail, navegação em páginas web e streaming (vídeos e música sob demanda), por exemplo. Todas essas aplicações dependem do desempenho do provedor do conteúdo;
- Condição do terminal de medição (se está processando outras atividades em background);
- Se o terminal estiver com o wifi habilitado, a medição avaliará a rede wifi, e não a rede de telefonia móvel. Nesse caso, o desempenho da conexão depende muito da distância do terminal em relação ao modem. O ideal para medir a conexão de banda larga fixa é utilizar um computador conectado ao equipamento da operadora por cabo, pois poderá ocorrer perda de desempenho em conexões sem fio, mais informações no sitio www.brasilbandalarga.com.br.
Ressalvadas as limitações, trata-se de um teste que viabiliza a avaliação regional e temporal de resultados, bem como a comparação de desempenhos entre prestadoras.
Segue abaixo o que cada indicador medido avalia, bem como as referências para avaliação dos resultados:
-
Download:
Mede, em Mbps (Megabits por segundo), a velocidade de transmissão de dados, na via terminal – servidor, no sentido do servidor para o terminal. Quanto maior o resultado, melhor. As referências mínimas são as que contam no seu contrato de prestação de serviço e também disponíveis no sitio da prestadora.
-
Upload:
Mede, em Mbps (Megabits por segundo), a velocidade de transmissão de dados, na via terminal – servidor, no sentido do terminal para o servidor. Quanto maior o resultado, melhor.
-
Latência:
Mede, em milissegundos, o tempo que o conteúdo chega do servidor ao seu dispositivo. Quanto menor o resultado, melhor.
-
Perda de pacote:
Os dados são tramitados por pacotes, e esse indicador mede, em percentual, a quantidade de perdas no caminho. Quanto menor o resultado, melhor.
-
Jitter:
É a variação da latência e mede, em milissegundos, o sincronismo de tempo entre as entregas de pacotes. Quanto menor o resultado, melhor.
-
Região Servidor:
É a localização onde está o Servidor de teste selecionado por meio de teste de menor latência. O resultado da sua localização é dependente da infraestrutura da Prestadora.
-
Região Teste:
É a localização identificada através do IP Público alocado ao serviço do assinante. O resultado da sua localização é dependente da infraestrutura da Prestadora.
Os resultados consolidados podem gerar sanções às prestadoras em caso de descumprimento de metas regulamentares estabelecidas na Resolução nº 574/2011, respeitado o devido processo legal.
Mais informações:
http://www.anatel.gov.br/dados/controle-de-qualidade