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Perguntas e respostas

Teste de velocidade

O que é o software de medição da qualidade de conexão móvel?

O software de medição da qualidade de banda larga móvel permite que o usuário verifique os parâmetros de sua conexão ao serviço, como as velocidades de download e upload, a latência, o jitter e a perda de pacotes.

O software de medição disponível gratuitamente, no site da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), não requer nenhum hardware ou equipamento especial para ser utilizado e funciona simplesmente acessando à página www.brasilbandalarga.com.br.

O software de medição para dispositivos móveis (smartphone, tablet, etc.) de sistema operacional iOS e Android está disponível, gratuitamente, também nas lojas virtuais de aplicativos (app stores). Atenção, não há como fazer o teste em computador por meio desses aplicativos, somente nos dispositivos móveis como smartphone e tablet.

Quem é o público alvo deste teste?

O público alvo é todo o usuário de serviço de banda larga, no Brasil, interessado em avaliar a qualidade de sua conexão móvel.

Como funciona o teste de conexão?

O teste de conexão realizado pelo software da EAQ faz o download de dados a partir de um ou mais servidores e mede o quão rápido os dados foram recebidos. Uma abordagem semelhante é usada para medir a velocidade de upload no que se refere ao envio de dados. Além disso, o teste mede latência, perda de pacotes e jitter.

O teste precisa de aproximadamente dois minutos para ser executado e é realizado acessando servidores instalados no Brasil.

Como realizar o teste de conexão em dispositivos com sistema operacional Android?

Para instalar o aplicativo de realização do teste em dispositivos com sistema operacional Android:

  • Acesse as lojas de aplicativos Android Market, Play Store ou Google Play.
  • Na função "pesquisa", procure pelo aplicativo Brasil Banda Larga da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ)
  • Clique em “instalar”, que é a opção de instalação do aplicativo
  • Verifique e aceite as permissões solicitadas e selecione "instalar"
  • Aguarde pelo fim do download
  • Instalado o aplicativo, para realizar o teste efetivamente com esta ferramenta, feche todos os outros aplicativos do seu dispositivo (telefone ou tablete)
  • Abra o aplicativo Brasil Banda Larga, clique em "iniciar teste" e aguarde o resultado final, que vai aparecer na legenda abaixo do velocímetro.
Como realizar o teste de conexão em dispositivos com sistema operacional iOS?

Para instalar o aplicativo de realização do teste em dispositivos com sistema operacional iOS:

  • Acesse a loja de aplicativo da Apple (Apple Store)
  • Na função "pesquisa", procure pelo aplicativo Brasil Banda Larga da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ)
  • Clique em “obter”, que é a opção de instalação do aplicativo
  • Verifique e aceite as permissões solicitadas e selecione "obter"
  • Aguarde o fim do download
  • Instalado o aplicativo, para realizar o teste, feche todos os outros aplicativos do seu dispositivo
  • Abra o aplicativo Brasil Banda Larga, clique em "iniciar teste" e aguarde o resultado final, que vai aparecer na legenda abaixo do velocímetro
Como realizar o teste de conexão de banda larga em outros dispositivos?

Para outras plataformas acesse www.brasilbandalarga.com.br diretamente do seu dispositivo, clique no botão “iniciar teste ” e aguarde o resultado final, que vai aparecer na legenda abaixo do velocímetro.

Como realizar o teste em mini modem 3G/4G?

Acesse www.brasilbandalarga.com.br diretamente, clique no botão “iniciar teste” e aguarde o resultado final.

Quais fatores externos podem influenciar os resultados do teste?

Para garantir resultados mais precisos é necessário considerar algumas questões:

  • Enquanto o teste estiver em execução, o usuário não deve usar o computador para outras funções, especialmente aplicações que precisam do acesso à internet. Estas aplicações conflitam com o teste e podem gerar um resultado impreciso;
  • Outros aparelhos que utilizem a mesma conexão de internet simultaneamente na rede também podem afetar os resultados;
  • A conexão via cabo de rede entre o computador e o modem é a ideal no momento desta medição;
  • O teste poderá fornecer resultados diversos em dias e horários diferentes. Para melhor compreensão dos resultados, é importante que os testes sejam executados várias vezes em dias e horários alternados e verifique-se a média.
Quais dispositivos podem realizar o teste de conexão de banda larga móvel pelo aplicativo destinado a sistema operacional Android?

Para o aplicativo Android é necessário que o usuário possua a versão 5.0 ou superior do sistema operacional Android.

Quais dispositivos podem realizar o teste de conexão de banda larga móvel através do site?

Qualquer smartphone pode realizar o teste acessando o site: www.brasilbandalarga.com.br

Qual o consumo de dados móveis dos testes realizados pelos aplicativos para os sistemas operacionais Android e iOS?

A execução dos testes pelo aplicativo para sistema operacional Android e iOS poderá́ consumir aproximadamente 6 Megabytes (MB) do seu pacote de dados contratado com a operadora/prestadora.

Observe que:

  • A medida Megabyte (MB) refere-se ao pacote de dados (volume de informação)
  • A medida Megabit por segundo (Mbps) refere-se à velocidade com que os dados trafegam na rede (velocidade)
Qual o consumo de dados móveis dos testes realizados por meio do site oficial www.brasilbandalarga.com.br

A execução dos testes por meio do website poderá́ consumir aproximadamente 12 Megabytes (MB) do seu pacote de dados contratado com a operadora/prestadora dos serviços telecom.

Observe que:

  • A medida Megabyte (MB) refere-se ao pacote de dados (volume de informação)
  • A medida Megabit por segundo (Mbps) refere-se à velocidade com que os dados trafegam na rede (velocidade)
O teste pode ser afetado por algo no dispositivo ou na conexão de banda larga móvel?

Qualquer aplicativo em execução simultânea, no dispositivo, pode afetar a velocidade da banda larga. É sugerido fechar todos os aplicativos em execução antes de iniciar o teste.

Posso comparar os resultados dos testes anteriores com os resultados atuais?

O software de medição armazena os resultados de testes anteriores para possibilitar ao usuário o acompanhamento das medições ao longo do tempo. Além disso, o usuário pode salvar os resultados em uma planilha do próprio computador.

Deve ser observado também que, se durante o período de medição o usuário solicitar alguma alteração nas características do serviço junto à operadora, como o aumento ou redução de sua velocidade de conexão, os resultados dos indicadores apresentados poderão ser influenciados.

Note que este recurso depende de cookies habilitados. Se o usuário limpar os cookies, os resultados anteriormente armazenados serão perdidos.

Quais são as unidades de medida dos parâmetros da conexão de banda larga?

A medição de qualidade de conexão de banda larga é representada pelos seguintes parâmetros:

  • Velocidades de download e upload, medidas em Mbps (megabits por segundo / 1 Mbps = 1.000 Kbps),
  • Latência e jitter, medidos em milissegundos,
  • Perda de pacotes, medida em porcentagem.
O que é a velocidade de download?

É a velocidade do recebimento de dados (exemplo: arquivo, vídeo, streaming, etc.) de um computador ou servidor a partir de outra máquina por meio da internet.

O que é a velocidade de upload?

É a velocidade do envio de dados (exemplo: arquivo, vídeo, streaming, etc.) de um computador ou servidor a partir de uma máquina para outra por meio da internet.

O que é perda de pacotes?

A perda de pacotes ocorre quando um conteúdo digital, que trafega em rede, não chega ao seu destino. Essa situação pode acontecer por falha de hardware ou por baixa qualidade da conexão. A perda de pacotes aumenta à medida que o tráfego de dados aumenta na rede.

O que é latência e como é medida?

Latência é o tempo para que um sinal (bit) ou pacote de informações chegue ao seu destino a partir de um computador.

O que é jitter?

Jitter é a variação do tempo de chegada dos pacotes de dados. Essa variação ocorre em consequência do volume de tráfego na rede.

Quais informações são coletadas para a realização do teste de conexão?

O teste de conexão não requer dados pessoais do usuário. No entanto, o teste utilizará as informações do seu computador para classificar e avaliar as informações dos dados:

  • O endereço de IP, que identificará a prestadora de banda larga
  • O sistema operacional do computador do usuário
  • A ocupação do computador com processamento no momento do teste
  • A ocupação das interfaces de rede no momento do teste
Quais são as informações que serão apresentadas pelos testes de conexão feitos por meio do aplicativo?

Os resultados apresentados ao usuário, após a conclusão do teste, são:

  • Data e hora da medição;
  • Localização da medição;
  • Velocidade de download;
  • Velocidade de upload;
  • Latência;
  • Perda de Pacotes;
  • Jitter;
  • Histórico dos resultados; e
  • Média dos resultados com base no histórico.
Quais são as informações que serão apresentadas pelos testes de conexão feitos por meio do site?

Os resultados apresentados ao usuário, após a conclusão do teste, são:

  • Data e hora da medição;
  • Localização da medição;
  • Velocidade de download;
  • Velocidade de upload;
  • Latência;
  • Perda de pacotes;
  • Jitter; e
  • Histórico dos resultados;
Os meus dados serão utilizados para outros fins?

Não. Os dados dos usuários são utilizados exclusivamente para classificar os resultados e apresentá-los. Os dados coletados a partir do seu computador (endereço IP, sistema operacional, ocupação de CPU) são necessários para medir a conexão.

O uso deste teste de conexão é seguro?

Sim. Este é um teste de medição de qualidade de conexão de banda larga seguro. Realiza downloads e uploads aleatoriamente e os dados transferidos não ficam armazenados no computador do usuário.

Para que será usado o resultado do teste de conexão?

Os resultados da medição podem ser utilizados pelo usuário para acompanhamento e controle da qualidade de sua conexão banda larga.

Os resultados de desempenho são informados à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e servem para avaliar o cumprimento das metas de qualidade do serviço de banda larga entregue pelos fornecedores (prestadoras/operadoras) aos usuários no Brasil.

Eu pago algum valor para fazer o teste de conexão?

Não. A utilização do software de medição é gratuita. Quanto à conexão, contudo, se o usuário fizer o teste da EAQ com um acesso móvel (modem externo USB 3G ou 4G), provavelmente será tarifado em conformidade com o plano comercial do dispositivo que utiliza.

Por que estou obtendo resultados diferentes de velocidade dependendo do dispositivo (PC, laptop, tablet)?

Certifique-se de que os testes não se sobrepõem uns aos outros, pois cada teste precisa de toda capacidade da banda larga disponível. Além disso, certifique-se de que esteja conectado diretamente via um cabo de rede e que nenhum outro dispositivo seja acessado enquanto o teste é realizado.

Diferenças de hardware entre os dispositivos podem impactar nos resultados obtidos nos testes de conexão.

Por que não está salvando meu histórico?

No aplicativo: só não vai salvar o histórico se o seu teste não for concluído.

No site via smartphone ou tablete: verifique se os cookies do navegador estão ativados. Se não estiverem, providencie a ativação.