Meça a qualidade da sua conexão

A Entidade de Suporte à Aferição da Qualidade – ESAQ é a entidade que suporta o processo de aferição dos indicadores de qualidade das redes de Telecomunicações no Brasil, ela foi criada em atendimento ao Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações – RQUAL. Para mais informações sobre o RQUAL, acesse a página temática do Regulamento no site da Anatel.

Para a realização de testes precisos os seguintes requisitos devem ser atendidos:

  • Um navegador web atualizado (Internet Explorer 8 ou superior, Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox ou Safari).
  • Linguagem de programação Javascript ativado no navegador.
  • Cookies ativados no navegador.
  • A não execução simultânea de outros softwares, rotinas, processos e/ou atividades. Esta prática pode impedir ou impactar os resultados dos testes de velocidade.
  • Atenção a problemas na rede local como sinal fraco de wi-fi e roteador de baixa capacidade, porque podem impedir ou impactar nos resultados dos testes de velocidade.
  • Atenção a problemas de configuração no computador. Produtos de firewall, RAM, CPU, configuração do protocolo TCP podem impedir ou impactar nos resultados dos testes de velocidade caso apresentem irregularidades.
  • Atenção com o ambiente de rede wi-fi. Normalmente as condições variáveis de propagação de rádio ocasionam flutuações nas taxas medidas.

Além dos eventos acima apresentados, a velocidade medida poderá ser impactada devido às características do equipamento do usuário. A execução de testes fora das condições indicadas neste site e em desconformidade com as instruções do fabricante do software não devem ser consideradas válidas.

Esta página apresenta os resultados de testes realizados anteriormente.

Esta página apresenta a média dos resultados dos testes realizados anteriormente.

MédiaMelhor

Mbps

download

Mbps

Mbps

upload

Mbps

ms

latência

ms

ms

jitter

ms

%

perda

%
Entendendo a Medição

Prezado usuário,

Os testes de todos os usuários realizados neste aplicativo são consolidados pela Entidade de Suporte à Aferição da Qualidade e encaminhados à Anatel para fins de fiscalização.

Antes de apresentar o que significa cada medição realizada por este aplicativo, é importante informar que o desempenho real do usuário no uso de internet poderá diferir dos resultados dos testes realizados por diversos motivos, dentre eles:

  1. Horário de teste diferente do horário de uso (as redes são mais exigidas em horários de maior movimento);

  2. Origem do conteúdo buscado (o retorno de conteúdo não depende somente da rede da prestadora, mas também do desempenho do servidor onde o conteúdo está hospedado);

  3. Tipo de conteúdo (este aplicativo mede a qualidade de banda larga por meio de testes de download de pacotes de dados hospedados em servidor de uso real das prestadoras, com sistema de aferição homologado pelo CPQD e metodologia aprovada pela Anatel. É importante ressaltar que o uso de dados vai além do download de arquivos. No dia a dia são utilizadas também outras aplicações: como e-mail, navegação em páginas web e streaming (vídeos e música sob demanda), por exemplo. Todas essas aplicações dependem do desempenho do provedor do conteúdo;

  4. Condição do terminal de medição (se está processando outras atividades em background);

  5. Se o terminal estiver com o wifi habilitado, a medição avaliará a rede wifi, e não a rede de telefonia móvel. Nesse caso, o desempenho da conexão depende muito da distância do terminal em relação ao modem. O ideal para medir a conexão de banda larga fixa é utilizar um computador conectado ao equipamento da operadora por cabo, pois poderá ocorrer perda de desempenho em conexões sem fio, mais informações no site www.brasilbandalarga.com.br.

Ressalvadas as limitações, trata-se de um teste que viabiliza a avaliação regional e temporal de resultados, bem como a comparação de desempenhos entre prestadoras.

Segue abaixo o que cada indicador medido avalia, bem como as referências para avaliação dos resultados:

  • Download:

    Mede, em Mbps (Megabits por segundo), a velocidade de transmissão de dados, na via terminal – servidor, no sentido do servidor para o terminal. Quanto maior o resultado, melhor. As referências mínimas são as que contam no seu contrato de prestação de serviço e também disponíveis no sitio da prestadora.

  • Upload:

    Mede, em Mbps (Megabits por segundo), a velocidade de transmissão de dados, na via terminal – servidor, no sentido do terminal para o servidor. Quanto maior o resultado, melhor.

  • Latência:

    Mede, em milissegundos, o tempo que o conteúdo chega do servidor ao seu dispositivo. Quanto menor o resultado, melhor.

  • Perda de Pacote:

    Os dados são tramitados por pacotes, e esse indicador mede, em percentual, a quantidade de perdas no caminho. Quanto menor o resultado, melhor.

  • Jitter:

    É a variação da latência e mede, em milissegundos, o sincronismo de tempo entre as entregas de pacotes. Quanto menor o resultado, melhor.

  • Região Servidor:

    É a localização onde está o Servidor de teste selecionado por meio de teste de menor latência. O resultado da sua localização é dependente da infraestrutura da Prestadora.

  • Região Teste:

    É a localização identificada através do IP Público alocado ao serviço do assinante. O resultado da sua localização é dependente da infraestrutura da Prestadora.

Os resultados consolidados podem gerar sanções às prestadoras em caso de descumprimento de metas regulamentares estabelecidas na Resolução nº 717/2019, respeitado o devido processo legal.

Mais informações:
https://www.gov.br/anatel/pt-br/dados/qualidade/qualidade-dos-servicos